Vereadores apresentam propostas para melhorar mobilidade urbana e proporcionar lazer à comunidade guaraiense
Na sessão realizada na manhã desta terça-feira (27), os vereadores de Guaraí aprovaram matérias que atendem reivindicações de moradores do município, que vão desde a implantação de lombada (quebra-molas), pavimentação até a construção de uma praça pública.
Com foco na melhoria da mobilidade urbana, o vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS) solicitou à Prefeitura de Guaraí para completar o bloquetamento na Avenida, na Rua Bahia até a Rua Jardel Barbosa Lima, no Setor Pestana. “Os benefícios de uma obra dessa importância é a devolução da cidadania para as pessoas que residem nessas vais”, argumentou o parlamentar.
Já o presidente da Câmara Municipal, Saboinha Junior (PV), indicou ao Executivo municipal a construção de uma praça no Setor Nova Esperança, que também beneficiará moradores dos bairros vizinhos. “Um espaço público arborizado além de servir como local de encontro e diversão para os moradores, vai contribuir significativamente para a valorização e visibilidade do Setor Nova Esperança”, defendeu Saboinha Junior.
Para aumentar a segurança dos pedestres, o vereador Enival Peres (PSD) recomendou ao governo municipal a construção de quebra-molas em frente ao Posto Paulo de Tarso, no Setor Aeroporto, já que o local tem um intenso tráfego de veículos e oferecer riscos a quem passa pelo local.
Em requerimento verbal, Mikéias Feitosa (PR) demandou o bloqueteamento da Rua 24 de Outubro, localizada no Setor Aeroporto - 2ª Etapa.
Homenagens
A sessão ainda teve aprovação de dois projetos de leis que homenageiam personalidades dando seus nomes a espaços públicos. Por iniciativa da vereadora Fátima Coelho (PSC) a quadra do Setor Alto Alegre se chamará Demerval Lopes. Já a horta comunitária do Setor Pestana terá o nome da senhora Alzira Bezerra de Lira (Vó Alzira), proposta de Donizeth Medeiros.
Os vereadores também aprovaram o decreto legislativo, de autoria de Tarcisio Ramos (PSB), que concede título de cidadão honorário ao senhor Airton Elvio Scheffler.
Agradecimento
Entre as pessoas da comunidade de Guaraí que participaram da sessão desta terça-feira, estava o pastor Romildo Silva, da Igreja Assembleia de Deus Missão do Pará, que também é presidente da Associação Evangélica Tocantinense (AETO). O religioso foi agradecer o empenho dos vereadores por aprovarem projeto que reconhece a AETO como de utilidade pública pelos trabalhos prestados a comunidade guaraiense.
“Fico feliz em vê representantes do povo tão comprometidos com entidades que buscam atender aos menos favorecidos com programas sociais que visam devolver a cidadania a todos”, disse o pastor.
Projetos alterados
Após análises jurídicas, o projeto de lei de autoria do vereador Walter Medeiros (PSD), que buscava proibir a BRK Ambiental de cobrar taxas básicas de consumo de água ou de adotar praticas similares, foi alterado para projeto de indicação se adequando à Lei Orgânica do Município, aprovado e encaminhado para ser proposta pelo Poder Executivo do município.
O mesmo aconteceu com o projeto de lei de Mikéias Feitosa, que prevê penalidades para quem realizar queimadas em vias públicas e nos imóveis da cidade.