Saúde municipal entra em pauta durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Guaraí

por mneuma — publicado 16/06/2020 16h34, última modificação 16/06/2020 16h34
Sessão realizada de forma remota e por video conferência, transmitida ao vivo pelo facebook

Durante sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 16, foram apresentadas importantes pautas direcionadas à Secretaria Municipal de Saúde de Guaraí. Entre elas estão sugestões na melhoria dos protocolos adotados no enfrentamento à Pandemia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

O vereador Saboinha Júnior (SD) solicitou melhorias nas ações do município ao cidadão guaraiense. “ É necessário que adotem um tratamento efetivo aos paciente com COVID-19. Apoio aos nossos cidadãos é obrigação do Executivo, por meio da Secretaria de Saúde.

Na ocasião, entrou em pauta o Projeto de Lei 002/2020 do Executivo Municipal que CONCEDE ABONO SALARIAL A SERVIDORES MUNICIPAIS QUE ATUAM NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19. O texto deverá ser votado na próxima sessão ordinária, terça-feira, 22 de junho.

O Projeto atende a uma indicação do vereador Saboinha Júnior (SD) ainda realizada no mês de março. A matéria agora tramita na Comissão de Legislação Justiça e Redação Final, Comissão de Finanças Tributação e Fiscalização e Comissão de Saúde.

Vereadores manifestaram-se a favor e com possíveis emendas da matéria. Já o vereador Gercival Lopes (SD) propõe a unificação do valor da gratificação a todos os servidores da categoria, com apoio do vereador Davi Rocha (PV).

Gercival justificou a unificação, pois, segundo ele, todos estão em condição de igualdade quando se expõem ao risco do enfrentamento. “Não é hora de avaliar grau de estudos”, falou.

Durante a sessão ainda foi criada uma comissão para averiguação, in loco, das denúncias apresentadas pelos parlamentares en relação à Secretaria Municipal de Saúde. Nela estão os vereadores: Tarcisio Ramos(PDT), Mikeias Feitosa (DEM) e Fatima Coelho (DEM).