Demandas de servidores da saúde
Os agentes comunitários de saúde do município participaram da sessão na Câmara Municipal de Guaraí nesta quinta-feira, 10, e fizeram diversas reivindicações para a categoria. Eles cobraram condições de trabalho, uniformes e denunciaram o atraso com o pagamento do incentivo concedidopelo governo federal e que, de acordo com a categoria, foi retido pelo Poder Executivo.
“O incentivo (14º salário) não está sendo pago no mês correto. Foi depositado pelo Ministério da Saúde, em dezembro de 2018, mas recebemos apenas em agosto de 2019, depois de muitas cobranças”, cobrou a agentes de saúde Nelcy Mesquita.
A servidora Karla Miranda também usou a tribuna e mostrou insatisfação, pois estão há anos sem uniformes. “Cobram tanto dos agentes de saúde. Nós pagamos até camisetas para campanhas institucionais - Outubro Rosa, Setembro Amarelo - dentre outras”, desabafou.
Os agentes de saúde aproveitaram também para informar que outros profissionais receberam jalecos. “Só médicos, enfermeiros e dentistas foram contemplados com os uniformes, nós agentes de saúde não fomos privilegiados”, argumentou Nelcy Mesquita.
O presidente Saboinha Júnior reforçou que a Casa de Leis nunca deixou de atender às demandas de nenhuma das categorias. Ele lembrou que os profissionais da educação resolveram pendências emergências com o Poder Executivo, por meio dos vereadores. “Além disso, no início de 2019, nós vereadores fomos às unidades de saúde e conversamos diretamente com a população e servidores. Após isso, a gestão municipal tomou providências imediatas para solução dos atendimentos”.
Apoio
Os vereadores Mikéias Feitosa e Fátima Coelho anteciparam informações sobre o processo para aquisição dos uniformes. Eles se comprometeram com a busca de respostas, por parte da gestão da Saúde, com a intenção de alinhar tais demandas e esclarecimento de informações.
Os vereadores Walter Medeiros, Gercival Lopez, Enival Peres, Tarcísio Ramos, Davi Rocha, Bonfim Silva e Gleidson Bueno, também foram em defesa dos agentes comunitários de saúde e sugeriram a convocação da secretária Municipal da Saúde, para explicações das demandas, tanto de servidores e população.
“Não estou batendo de frente com a gestão, apenas estamos cobrando da gestão o que é de direito nosso”, finalizou servidora Nelcy.