Confira propostas apresentadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Guaraí na sessão desta sexta-feira (19)

por Thiago publicado 20/02/2021 18h25, última modificação 20/02/2021 18h25
Ao fim da sessão, foram encaminhados às comissões, projetos enviados pelo Poder Executivo.

Requerimento 001/2021 – vereador Nilo Farinha (PV)

O vereador Nilo Farinha requereu que a Prefeitura de Guaraí edite um decreto ou norma que autorize, regulamente e amplie o funcionamento dos correspondentes bancários, no sentido de permitir o atendimento no interior dos comércios do município, desde que estejam devidamente cadastrados junto às instituições financeiras.

O parlamentou justificou que a medida visa diminuir aglomerações nas agências bancárias e agilidade nos atendimentos.

O vereador Tarcísio Ramos (PDT) fez uma ressalva. Ele defendeu que os locais devem ser apropriados, de modo que as pessoas tenham um atendimento de qualidade. “Claro que vai diminuir as filas, mas precisam oferecer conforto. Tirar o cidadão da agência bancária, é preciso melhorar a fiscalização com esses pontos, para que não deixem a desejar com o atendimento”, ressaltou Tarcísio Ramos.

A matéria foi aprovada por unanimidade.

Requerimento 001/2021 Rita Lopes (DEM)

A vereadora Rita Lopes apresentou requerimento para realização de Sessão Solene, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal.

“Apesar de avanços e conquistas, nós mulheres ainda estamos sendo esquecidas em diversas questões”, justificou a vereadora Rita Lopes.

Matéria foi aprovada por unanimidade.

Requerimento verbal – Tarcísio Ramos (PDT)

O vereador Tarcísio Ramos solicitou que o Poder Executivo realize limpeza periódica em um ponto crítico da Avenida Bernardo Sayão, contorno com a Avenida Pará.

“Para melhorar a situação dos comerciantes naquela região, uma poeira e lama que agrava problemas de saúde, a limpeza visa amenizar”, justificou Tarcísio Ramos.

Votação provisória – aprovada por unanimidade.

Requerimento 002/2021 Nilo Farinha (PV)

O vereador pediu que a Secretaria Municipal de Saúde tome providências para garantir credenciamento de um Centro Médico Especializado e Sonográfico, no município.

“Para tornar Guaraí referência regional em controle do câncer de colo de útero”, destacou Nilo Farinha.

Os parlamentares decidiram adiar a votação, para mais informações que possam gerar esclarecimentos e viabilidade do projeto.

Projeto de Lei 001/2021 Rita Lopes (DEM)

A vereadora Rita Lopes apresentou projeto que visa instituir a Câmara Mirim em Guaraí. “Considerando que a juventude deve participar das causas sociais, aprendizagem de como funciona o Poder Legislativo em seu município, a relação do poder público com a comunidade, o papel do vereador".

De acordo com o projeto, a Câmara Mirim de Guaraí será composta por alunos do 5º ano, do ensino fundamental. A iniciativa visa conceder mandato simbólico de um ano e sessão plenária.

Debates

Os vereadores também debateram sobre a questão dos alagamentos, causados pelas fortes chuvas em Guaraí, na Avenida Bernardo Sayão, às margens da BR-15, perímetro urbano do município. Os parlamentares analisaram a possibilidade de uma visita à sede da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Palmas, para cobrar melhorias dos serviços executados nos anos anteriores.

Com a BRK Ambiental, os vereadores citaram situações e debateram a qualidade dos serviços prestados pela BRK no município. Foram apresentados diversos pontos na cidade, perfurados pela empresa concessionária de saneamento, que após finalização de seus serviços, não realizaram uma recuperação asfáltica de qualidade.