CÓDIGO TRIBUTÁRIO EM DISCUSSÃO
A Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle se reuniu na manhã desta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Guaraí, para tratar do Projeto de Lei Complementar nº 029/2019, enviado pelo Poder Executivo. O projeto prevê alterações no Código Tributário Municipal, especificamente, no anexo 03 da tabela 01 mudando e incluindo itens.
O encontro atendeu a convocação do presidente da comissão, vereador Gercival Lopes (Republicanos). Diante dos argumentos sobre as mudanças propostas pelo Executivo, uma das alterações mais debatidas propõe descontos para alvarás e licenças de estabelecimentos comerciais.
A maior dificuldade em aprovar às alterações, disse o presidente, está na quantidade de emendas que o projeto vem sofrendo ao longo dos anos. Ele pregou cautela para que não ocorram possíveis injustiças.
“Se tornou uma colcha de retalhos, até o Executivo terá dificuldade na sua aplicabilidade. Queremos atender melhorias e benefícios para os contribuintes. Vamos avançar com os estudos e só depois votar com a consciência tranquila de que estamos fazendo o certo”, justificou o presidente da comissão, Gercival Lopes.
Já o relator Mikéias Feitosa mostrou preocupação e pediu urgência na aprovação. “O mais rápido possível para não prejudicar o contribuinte. Dentro das mudanças propostas, caso demore aprovar, pode prejudicar a emissão de alvarás e licenças com descontos. Agilizar para o que o contribuinte receba os descontos ainda em 2019.
A reunião da comissão contou com a participação do vereador Enival Peres. Ele defendeu a diminuição da Unidade Fiscal de Referência Municipal (UFIG) - cobradas para calcular impostos como o IPTU e alvarás concedidos aos comerciantes municipais.