CÂMARA MUNICIPAL INICIA AS SESSÕES PLÉNÁRIAS DO MÊS DE ABRIL

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 03/04/2017 11h55, última modificação 27/12/2021 10h19
Debates começaram na manhã desta segunda feira 03 de abril, com apresentação de Requerimentos e Projetos de Lei.
CÂMARA MUNICIPAL INICIA AS SESSÕES PLÉNÁRIAS DO MÊS DE ABRIL

Professora Raimundinha Portilho recebendo homengem em Plenário

As 09:00 da manhã desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Guaraí iniciou os trabalhos, neste mês de Abril, com a Primeira Sessão Ordinária. Contando com um quorum de 10 vereadores, além da presença de cidadãos de nossa cidade que acompanharam nas dependências do Plenário Vereador Zeca Noleto, foram tratados temas do interesse de Guaraí.

A vereadora Fátima Coelho apresentou projeto de lei que nomeia a UBS do Setor Dantas, com o nome de Dr Aluísio Tenório Marques, conhecido médico que atuou em Guaraí, e exerceu um mandato de prefeito em nossa cidade. Foi destacada sua atuação como médico, sua postura humanitária, além de sua competência profissional.

O vereador Bonfim, no esteio de sua atuação, sugeriu o projeto de lei, que nomeia a UBS do Setor Alto Alegre, como Cosme Mariano dos Santos, homenageando o ex-vereador, comerciante, que foi um dos pioneiros em Guaraí, que tanto colaborou com o desenvolvimento municipal.

O Poder Executivo enviou 03 Projetos de Lei, que foram encaminhados as Comissões Permanentes, para apreciação e parecer. Dispondo sobre a doação de um imóvel para implantação em Guaraí, da uma agência da Receita Federal do Brasil; Solicitando autorização para contrair empréstimo - PMAT,  junto ao BNDES; e criando os componentes do município em Guara, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Após a apresentação dos projetos de lei, foram apresentados os requerimentos do Vereador Saboinha Júnior, onde solicitou a instalção de guarda-corpo/muretas de proteção,  em pontes sobre o Córrego Guarazinho, pois a situação que lá se apresenta, inspira cuidados, devido também a falta de iluminação e sinalização. Apresentou também outro requerimento, que trata da retomada do Auxílio Alimentação, devido aos servidores públicos do município, e que foi suspenso.

O Vereador Enival Peres apresentou requerimento, solicitando junto à prefeitura municipal, que se retome a horta do Setor Alvorada, que fora desativado por determinação do MPF. Ressaltou a importância do trabalho comunitário, na qual esta atividade produtiva , auxilia muito as famílias daquele bairro.

Após isto, houveram mais dois requerimentos verbais, feitos pelo vereador Gercival Lopez, onde o mesmo solicita que acesso os audios dos programas de rádio, apresentados pela rádio Ativa, da semana passada,  na qual foram citados a atuação e os  trabalhos dos vereadores, e que, a rádio dê o direito de resposta aos parlamentares desta Casa de Leis. O outro requerimento, foi a oficialização do convite à  Secretaria de Saúde do município, para que compareça e  preste esclarecimentos  na casa, no sentido de demonstrar as ações realizadas pela Secretaria de Saúde, para combater o surto de Dengue e Zika em nosso município.

Por fim, após a suspensão dos trabalhos, a pedido do vereador Mikeias Feitosa, foi feita uma homenagem para a Professora Raimunda Portilho, que aposentou-se recentemente, e  que por muitos anos foi uma educadora na rede pública. Todos os vereadores se pronunciaram ressaltando os bons serviços prestados pela nobre senhora.

Todas as matérias e requerimentos estão disponíveis no SAPL http://sapl.guarai.to.leg.br