Câmara inaugura novo Plenário, reformas e ampliação.

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 01/07/2016 07h27, última modificação 10/03/2020 14h03
Sessão Solene de inauguração do novo Plenário, das reformas e ampliações do prédio da Câmara Municipal de Guaraí.

Contando com a presença de várias autoridades, lideranças e políticos locais e estaduais, funcionários e vereadores, foi realizada às 16:00hs do dia 30/06/2016, uma Sessão Solene de Inauguração do Plenário Zeca Noleto, reformas e ampliação do prédio sede da Câmara Municipal de Guaraí. A solenidade foi mais uma vez, conduzida pelo seu Presidente Sr. Jair Gaucho, que após saudar todos os presentes, no seu pronunciamento fez um breve relato das obras realizadas, bem como de sua gestão no comando da Casa de Leis:

PALAVRAS DO PRESIDENTE:

"Sejam muito bem vindos a nossa Casa. Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, por essa rica e feliz oportunidade que ele nós concede.

A Câmara de Guaraí tem como Lema, ser “A casa do povo, e o abrigo da Legalidade”, hoje e um dia de festa e muita alegria, pois está sendo entregue  à população de Guaraí, pelo Poder Legislativo Municipal, uma das mais bonitas, modernas e confortáveis Câmara do Estado do Tocantins e quíçá do Brasil.

Como e de conhecimento da maioria aqui presente, este é o meu terceiro mandato de vereador, me orgulho muito em poder afirmar que desde 1997 ano da minha primeira eleição, que todos os meus esforços foram no sentido de honrar a confiança em min depositada pelo povo de Guaraí,  por meus pares dentro desta Casa de Leis.

Foi na gestão do então Presidente Sr. Evaldo Neves Ferreira, o popular vereador “Meinha” eleito para o biênio 1999 a 2000, que inclusive teve atuação destacada, ao propor e ser aceito que os vereadores voluntariamente, abrissem mão de suas verbas indenizatórias, para economizar receita e iniciar a construção do prédio da Câmara Municipal de Guaraí. O projeto de construção prosseguiu na gestão do Presidente que o sucedeu o Vereador Sr. Jose Magalhães.

Há de se ressaltar a valorosa contribuição, não só dos colegas que presidiram essa Casa, que tiveram a iniciativa e estiveram na linha de frente desta construção, mas também, de todos os outros vereadores e funcionários que ao longo dos anos, deram sua parcela de contribuição para a conquista deste objetivo. Em 2002 já como Presidente desta Casa de Leis, esse vereador que vos fala, teve o prazer de concluir e entregar a obra, que foi inaugurada em junho daquele ano.

Na nossa terceira Legislatura, fomos escolhidos mais uma vez, para ser Presidente. Em 01 de Janeiro de 2015, teve início a nossa segunda gestão, a frente desta Egrégia Instituição, quando na ocasião me comprometi junto aos meus pares, que faria de tudo para melhorar não só as questões administrativas, mas também, reformar e modernizar a estrutura física e tecnológica, para permitir mais agilidade, transparência nos serviços aqui prestados.

Dizem que o tempo cura o queijo, sim e verdade, mas a ação do tempo também desgasta, corrói, apodrece, entorta e entope: as paredes, vigas, concreto, telhados, pinturas, pisos, encanações, em fim, deprecia e destrói até mesmo as mais bem feitas construções. Apesar de ser leigo no assunto, observamos que nossa Casa estava precisando de uma reforma. Estruturas metálicas estavam avariadas, o teto apresentando falhas e goteiras, o reboco caindo em vários lugares, a pintura desgastada e manchada, denotavam um mal estado de conservação em todo o prédio. Então, após minucioso estudo realizado por engenheiros e técnicos, constatou-se que uma das principais vigas de sustentação no telhado do Plenário, estava seriamente danificada, comprometendo com isso, a segurança e eficácia da cobertura.

Como teria que reformar todo o Plenário, aproveitamos o ensejo e em maio de 2015, começamos uma reforma geral de todo o prédio, inclusive ampliando a área construída. Foram edificados mais quatro gabinetes e um novo almoxarifado, além de uma área destinada a ser um velódromo.

Além da reforma de toda a estrutura, foram adquiridos móveis, equipamentos e utensílios para o plenário, gabinetes e sala da presidência, tais como: arquivos, armários, mesas e cadeiras para os vereadores, poltronas para o Plenário e etc. Em termos de recursos tecnológicos, foram adquiridos novos computadores, equipamentos de som, monitores, aparelhos de tvs e scaner.

Atendendo a Lei de Acesso a Informação, e a Lei Complementar chamada “Lei da Transparência”, implementamos a ferramenta SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo), que é desenvolvido pela INTERLEGIS, Órgão do Senado Federal, que disponibiliza via internet, todas as matérias, ofícios e requerimentos que são apresentados em plenário. Além disso, foi publicado o Portal Institucional dessa Casa, que cumpre todos os requisitos do Ministério Público Federal. Sendo assim, as votações e todas as atividades e documentos, que tramitam nessa Casa de Leis, estão a disposição de qualquer cidadão que se interesse em saber.

Hoje também, os vereadores, tem a sua disposição um moderno sistema eletrônico de votação, que adquirimos recentemente, que controla inclusive a sua presença nas reuniões e, auxilia com a exposição de fotos e vídeos que subsidia as proposituras que por ventura desejam apresentar. As sessões plenárias além de estarem sendo gravadas e arquivadas, estão sendo transmitidas ao vivo. A imprensa escrita e televisiva também está  presente em todas as sessões.  

Fizemos todas essas aquisições, avanços e melhoramentos, e não esquecemos dos nossos queridos funcionários que fazem a Câmara funcionar, concedemos-lhes ajustes salarial nestes dois últimos anos, com reposição na ordem de 10,07%.

Sei que algumas decisões por min tomadas no exercício da presidência não agradou a todos, mas como disse o grande estadista americano, John Kennedy, Presidente dos Estados Unidos na década de 60 “Não conheço nenhuma formula para se obter o sucesso, entretanto, conheço uma formula infalível para o fracasso: tentar agradar a todos”. Eu nunca tive essa pretensão, sempre lutei e continuarei a lutar pelo progresso de nosso município e bem estar do povo Guaraiense. Espero sinceramente, que cada cidadão que aqui se faz presente ou representado, esteja feliz e sentindo-se valorizado por min e por meus pares. Mais uma vez, agradeço a Deus por essa oportunidade, e  também agradeço a todos que nos prestigiam neste dia de hoje."

Muito Obrigado.

Jair Gaucho