AUDIÊNCIA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAÍ
Foi realizada na manhã desta quarta-feira (31/05), no Plenário Zeca Noleto, a Audiência Pública para Prestação de Contas do município de Guaraí, referente ao 1º Quadrimestre de 2017. Este ato e realizado obrigatoriamente a cada 04(quatro) meses, pelas administrações municipais brasileiras, em cumprimento a Lei Complementar nº 131/2009 Art. 9º § 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, atendendo ao princípio constitucional da publicidade e da transparência.
A solenidade que contou com a presença dos vereadores Donizeth Medeiros, Gercival Lopez, Enival Coelho, Gleidson Bueno, Walter Medeiros, Davi Rocha e Saboinha Jr, do representante do 7º BPM de Guaraí Boaz Thomé, de todos os Secretários Municipais além de vários membros da comunidade, foi aberto oficialmente pela excelentíssima senhora Lires Ferneda, Prefeita Municipal, que agradeceu a presença de todos os presentes. Em seguida foi oportunizado a cada Secretário, e ao Contador sr. Carlos Jose a palavra, para apresentar a situação e os números alcançados por cada pasta, neste primeiros 04 (quatro) meses de gestão.
De forma em geral, ficou claro que as ações e providências nesses primeiros meses de gestão, foram voltados basicamente para organizar a máquina pública. Conforme explanação de cada Secretário, as secretárias foram encontradas com muitos problemas e obstáculos de natureza administrativa e principalmente financeira. Todos foram unânimes em afirmar que, apesar de todas as dificuldades, o cenário atual apresenta uma melhora significativa e pode se vislumbrar a esperança de recuperação principalmente da credibilidade do Poder Público do município e Guaraí.
Conforme afirmou o Secretário de Educação Sebastião Mendes, e posteriormente a senhora Prefeita Municipal, Lires Ferneda, " hoje o município de Guaraí, pode receber recursos de todos as naturezas, firmar convênios que venham beneficiar a população e o município, haja visto a regularização/parcelamentos de todas as pendências fiscais e inadimplentes"
No encerramento a Prefeita, voltou a ratificar o compromisso com a transparência de sua gestão, lembrou que neste curto espaço de tempo a frente do Poder Executivo, vale a pena ressaltar ações que Ela considera determinantes para caracterizar o que pode se esperar do seu mandato, tais como " o parcelamento das dívidas que estavam inadimplentes herdadas das gestões; o pagamento de 05 folhas de pagamento dos servidores municipais em 04 meses; o Projeto e Lei aprovado, que autoriza o executivo a contratar financiamento para aplicar os recursos na modernização da gestão de arrecadação pública e questões fundiárias.