Apoio a produtores rurais e mobilidade urbana são destaques em sessão do Legislativo guaraiense
Durante sessão na Câmara de Guaraí, realizada na manhã desta terça-feira, 10, os vereadores aprovaram requerimentos e indicações que visam trazer benfeitorias e atender as demandas da comunidade. As matérias serão encaminhadas para avaliação e atendimento do governo municipal.
Ao abordar a seca que atinge a zona rural do município, o vereador Bonfim (DEM) apresentou requerimento verbal sugerindo ao Poder Executivo a construção de poço artesiano na vila Mirandopólis, conhecida como Lajedo, a ser perfurado na propriedade do médico e produtor rural Carlos Pipa. O parlamentar visitou a comunidade e ouviu relatos de que a falta de água tem comprometido os cuidados com as lavouras e criações, e também os trabalhos domésticos. “Ele [Dr. Carlos] se sentiu sensibilizado com o sofrimento dos moradores da região no tempo da estiagem, atendeu ao meu pedido e cedeu espaço em sua propriedade para escavação de novo poço. Nosso papel nessa Casa é atender a todos”, relatou Bonfim ao ter a proposta aprovada por todos os colegas de parlamento.
Também verbalmente, Tarcísio Ramos (PSB) solicitou que a Prefeitura de Guaraí encaminhe carro-pipa para auxiliar no abastecimento da comunidade rural Tucum, que sofre com o período de estiagem. “A zona rural sofre muito nesse período de estiagem e nós do poder público temos que nos mobilizar para amenizar esse sofrimento. A comunidade do Tucum pede socorro!”, argumentou.
Mobilidade urbana
Além da zona rural, a melhoria da qualidade de vida dos moradores do perímetro urbano foi debatida durante a sessão. Donizeth Medeiros (Podemos) indicou à gestão municipal que trabalhe na melhoria da mobilidade urbana no Setor Pestana, com destaque para o Vale do Amanhecer. O vereador solicitou o bloqueteamento das ruas, como uma das medidas para facilitar a locomoção de pedestres, ciclistas e motoristas. “Me sensibilizo com os moradores daquele bairro, que há anos vem sofrendo com a falta de condições mínimas de se locomoverem”, destacou Donizeth ao frisar que nos períodos de chuva o cidadão sofre com a lama e na seca o problema é a poeira.
Homenagens
Com pedido de realização de sessão solene, para homenagear membros da sociedade guaraiense, a vereadora Fátima Coelho (PSC) propôs à mesa diretora a realização de uma sessão especial para homenagear feirantes, garis e chapas que trabalham no município.
A proposta, aceita pelos parlamentares, também contou com a contribuição do presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), que sugeriu que a homenagem fosse estendida aos carroceiros, leiteiros, vendedores de chambaril e horticultores. “Para exaltar a importância desses trabalhadores que, além de fomentarem a economia do município, ajudam a construir a história de Guaraí”.