Menu de Notícias

por Interlegis — publicado 13/05/2015 08h45, última modificação 08/03/2023 20h30
Notícias e novidades sobre atividade parlamentar

Aqui você consegue acompanhar todas as notícias que envolvem a Câmara Municipal de Guaraí

Gercival Lopes assume a presidência da Comissão de Finanças da Câmara de Guaraí

por Fred — publicado 16/09/2019 10h20, última modificação 16/09/2019 10h25
Vereador também é membro da Comissão de Constituição e Justiça, e relator da Comissão de Educação.
Gercival Lopes assume a presidência da Comissão de Finanças da Câmara de Guaraí

Vereador vai zelar pela devida aplicação dos recursos públicos

O vereador Gercival Lopes (PRB) é o novo presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Guaraí. Ele assume a função após o afastamento, por escolha pessoal, do vereador Enival Peres (PSD). Ciente de sua responsabilidade, o parlamentar se comprometeu a continuar os trabalhos que a comissão já vinha desenvolvendo dentro dessa legislatura.

Gercival Lopes adiantou que reunirá os integrantes da comissão para intensificar os estudos sobre projetos que já tramitam na Casa de Leis e estão em estudos técnicos, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária  Anual (LOA) e o Código Tributário do Município – uma prioridade pelo impacto sobre as finanças do cidadão contribuinte do munícipio. “Como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a minha missão será pautada dentro da minha prerrogativa de vereador de zelar pela devida aplicação dos recursos públicos e tributários protegendo sempre o contribuinte municipal”, pontuou o vereador, que também é membro da Comissão de Constituição e Justiça, e relator da Comissão de Educação.

As atribuições da Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação, Fiscalização e Controle são pautadas no zelo em opinar a respeito de vários assuntos, inclusive os de competência de outras Comissões, que contribuem para aumentar ou diminuir despesas como a receita pública e a atividade financeira do município; a fixação de despesas  ao chefe do executivo e parlamentares municipais, e sobre o projeto de lei orçamentária, em especial os que disponham sobre analisar a aplicação do orçamento anual, além de analisar  as contas anuais da prefeitura.

Nota de pesar – Laurindo Ribeiro Rocha

por Fred — publicado 15/09/2019 17h01, última modificação 15/09/2019 17h01
Todos os vereadores de Guaraí deixam suas condolências aos familiares e amigos do artista

Foi com enorme tristeza que nós vereadores recebemos a notícia do falecimento do senhor Laurindo Ribeiro Rocha, de 59 anos, ocorrido na noite deste sábado, 14 de setembro, vítima de um infarto fulminante durante evento musical realizado na Praça do Povo, em Guaraí.

Músico talentoso e dedicado, o sanfoneiro Laurindo animava todos com sua alegria. O artista nasceu no município de Itacajá (TO) e se mudou para Guaraí em 1972, cidade onde se dedicou a espalhar alegria por onde passava.

Todos os vereadores de Guaraí deixam suas condolências aos familiares e amigos do senhor Laurindo. Perdemos uma pessoa considerada patrimônio de Guaraí pelos anos dedicados a alegrar diferentes públicos com seu trabalho artístico.

Câmara apoia 7ª Conferência de Assistência Social de Guaraí

por Fred — publicado 11/09/2019 15h20, última modificação 11/09/2019 15h23
Vice-presidente enfatizou a importância da Casa de Leis na construção das politicas públicas
Câmara apoia 7ª Conferência de Assistência Social de Guaraí

Conferência reuniu 120 pessoas

A Câmara Municipal de Guaraí apoiou e recebeu a programação da VI Conferência Municipal Democrática Popular de Assistência Social. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Guaraí, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.  

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, a conferência reuniu 120 pessoas de diferentes segmentos, com destaque para a participação de adolescentes e jovens, pois esta edição promoveu a participação deste público na formulação de programas sociais e seus benefícios.

A conferência buscou analisar, propor e definir ações, e ainda eleger os delegados que irão levar as propostas para a Conferência Estadual.

A diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Denize Maia, acredita que a juventude precisa conhecer os programas sociais e valoriza sua participação nas decisões da gestão pública.

Representante da Câmara de Guaraí na conferência, o vereador Mikéias Feitosa (PL) enfatizou a importância da Casa de Leis, da qual é vice-presidente, nas discussões e na construção da cidadania e das politicas públicas. “Esse debate constrói cidadãos melhores”, pontuou.

Apoio a produtores rurais e mobilidade urbana são destaques em sessão do Legislativo guaraiense

por Fred — publicado 10/09/2019 19h52, última modificação 10/09/2019 19h52
Parlamentares também sugeriram homenagens a personalidades.
Apoio a produtores rurais e mobilidade urbana são destaques em sessão do Legislativo guaraiense

Bonfim pediu poço artesiano para região do Lajedo

Durante sessão na Câmara de Guaraí, realizada na manhã desta terça-feira, 10, os vereadores aprovaram requerimentos e indicações que visam trazer benfeitorias e atender as demandas da comunidade. As matérias serão encaminhadas para avaliação e atendimento do governo municipal.

Ao abordar a seca que atinge a zona rural do município, o vereador Bonfim (DEM) apresentou requerimento verbal sugerindo ao Poder Executivo a construção de poço artesiano na vila Mirandopólis, conhecida como Lajedo, a ser perfurado na propriedade do médico e produtor rural Carlos Pipa. O parlamentar visitou a comunidade e ouviu relatos de que a falta de água tem comprometido os cuidados com as lavouras e criações, e também os trabalhos domésticos.  “Ele [Dr. Carlos] se sentiu sensibilizado com o sofrimento dos moradores da região no tempo da estiagem, atendeu ao meu pedido e cedeu espaço em sua propriedade para escavação de novo poço. Nosso papel nessa Casa é atender a todos”, relatou Bonfim ao ter a proposta aprovada por todos os colegas de parlamento.

Também verbalmente, Tarcísio Ramos (PSB) solicitou que a Prefeitura de Guaraí encaminhe carro-pipa para auxiliar no abastecimento da comunidade rural Tucum, que sofre com o período de estiagem. “A zona rural sofre muito nesse período de estiagem e nós do poder público temos que nos mobilizar para amenizar esse sofrimento. A comunidade do Tucum pede socorro!”, argumentou.

Mobilidade urbana

Além da zona rural, a melhoria da qualidade de vida dos moradores do perímetro urbano foi debatida durante a sessão. Donizeth Medeiros (Podemos) indicou à gestão municipal que trabalhe na melhoria da mobilidade urbana no Setor Pestana, com destaque para o Vale do Amanhecer. O vereador solicitou o bloqueteamento das ruas, como uma das medidas para facilitar a locomoção de pedestres, ciclistas e motoristas. “Me sensibilizo com os moradores daquele bairro, que há anos vem sofrendo com a  falta de condições mínimas de se locomoverem”, destacou Donizeth  ao frisar que nos períodos de chuva o cidadão sofre com a lama e na seca o problema é a poeira. 

Homenagens

Com pedido de realização de sessão solene, para homenagear membros da sociedade guaraiense, a vereadora Fátima Coelho (PSC) propôs à mesa diretora a realização de uma sessão especial para homenagear feirantes, garis e chapas que trabalham no município.

A proposta, aceita pelos parlamentares, também contou com a contribuição do  presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), que sugeriu que a homenagem fosse estendida aos carroceiros, leiteiros, vendedores de chambaril e horticultores. “Para exaltar a importância desses trabalhadores que, além de fomentarem a economia do município, ajudam a construir a história de Guaraí”.

 

Câmara aprova indicação de Gleidson Bueno que ajudará a reduzir impostos municipais

por Fred — publicado 10/09/2019 16h58, última modificação 10/09/2019 16h58
Vereadores demonstram preocupação com carga tributária
Câmara aprova indicação de Gleidson Bueno que ajudará a reduzir impostos municipais

Gleidson: "redução será alento para contribuintes"

Preocupados com a crescente alta dos tributos municipais, os parlamentares que integram a Câmara Municipal aprovaram indicação do vereador Gleidson Bueno ao governo municipal para que reduza a Taxa de Unidade Fiscal de Guaraí (UFIG). A medida busca impactar diretamente na diminuição do valor de outros tributos como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o alvará de licença, que são ajustados anualmente tendo a UFIG como valor referencial.

Criada em 2005 pela Lei 008/05 e Decreto de Lei 008/2005, com o valor de R$ 5,25, neste ano a UFIG chegou a R$12,00.

Em sua propositura, o parlamentar sugere que o Executivo encaminhe à Casa de Leis de Guaraí projeto de lei retornando o valor original da UFIG, a partir de 2020.

Para Gleidson Bueno, a redução da taxa será um alento para os contribuintes, que enfrentam dificuldades para quitar seus débitos fiscais devido à crise econômica que assola o país. .

“Mesmo que a medida seja para valer só em 2020, vejo como um remédio ao contribuinte que tanto sofre com uma forte carga tributária em todas as esferas. É nosso papel ajudarmos na esfera municipal”, comentou Donizeth Medeiros (PODEMOS).

Ao citar que Guaraí tem uma das maiores cargas tributária da região e a necessidade de mudanças no Código Tributário Municipal, atualmente em estudo na da Casa de Leis,  o vereador Gercival Lopes (PRB) acredita que a redução da UFIG atenderá algumas necessidades do empregador, que é o maior contribuinte do município e ainda gera empregos.

Walter Medeiros (PSD) lembrou que a redução da taxa que serve como valor referencial para outros tributos municipais incentivará a geração de empregos e renda.

Já o presidente da Câmara Municipal de Guaraí reforçou a importância das indicações feitas pelos vereadores. Ele lembrou que no último mês de agosto foram aprovadas indicações ao Executivo municipal sugerindo o prolongamento do prazo para quitação do IPTU e a adoção do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis). “A Câmara trabalha ouvindo o povo e procuramos sempre pautar assuntos que busquem ir de encontro aos anseios da população”, disse Saboinha Junior (PV).

Projeto que concede gratificação para professores regentes é aprovado na Câmara de Guaraí

por Fred — publicado 10/09/2019 16h54, última modificação 10/09/2019 16h54
Medida valoriza professores que trabalham em sala de aula
Projeto que concede gratificação para professores regentes é aprovado na Câmara de Guaraí

Foto: Ascom Pref. Guaraí

Foi aprovado, em última votação, na manhã desta terça-feira, 10, na Câmara Municipal de Guaraí, projeto de lei complementar que institui gratificação aos professores regentes em salas de aula da Educação Infantil e Ensino Fundamental, concursados ou contratados, com 20 e 40 horas aulas semanais.

A matéria vinha sendo discutida desde o último mês de maio entre vereadores, e representante dos servidores municipais da educação e da Prefeitura de Guaraí.

A gratificação busca valorizar os professores que trabalham em sala de aula na educação  de crianças e adolescentes.

Agora, o autógrafo do projeto de lei complementar segue para sanção da prefeitura Lires Ferneda (PSDB), que pode conceder gratificação de até 50% sobre o valor do salário do professor.

Caminhada marca o “Setembro Amarelo” em Guaraí

por Fred — publicado 10/09/2019 10h30, última modificação 30/08/2022 15h33
Vereadores fizeram questão de participar e apoiar o importante evento
Caminhada marca o “Setembro Amarelo” em Guaraí

Evento alertou sobre casos de suicídio

Uma caminhada alusiva ao “Setembro Amarelo”, realizada na manhã desta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, reuniu dezenas de pessoas de diferentes segmentos da comunidade de Guaraí, entre elas, os vereadores Saboinha Junior (PV), Mikéias Feitosa (PR), Walter Medeiros (PSD), Tarciso Ramos (PSB), Fatima Coelho (PSC) e Donizeth Medeiros (PODEMOS).

O objetivo foi sensibilizar a sociedade da importância de discutir sobre suicídio e suas motivações.

Os participantes saíram da Praça da Conciliação e percorreram a Avenida Bernardo Sayão até o Banco da Amazônia.

Representante da organização da caminhada, a defensora pública Luciana Braga enfatizou a importância da campanha de prevenção que pode ajudar a salvar várias vidas.

 Vereadores fizeram questão de participar e apoiar o importante evento

Vereadores comemoram a Independência do Brasil ao lado da população

por Fred — publicado 10/09/2019 10h10, última modificação 10/09/2019 16h06
Um desfile cívico-militar na Avenida Bernardo Sayão, no centro, celebrou a importante data.
Vereadores comemoram a Independência do Brasil ao lado da população

Vista aérea do desfile

A exemplo de outras cidades do país, a manhã do sábado, 7 de setembro, em Guaraí também foi marcada por demonstrações de patriotismo durante a comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil. Um desfile cívico-militar na Avenida Bernardo Sayão, no centro, celebrou a importante data.

Assim como milhares de guaraienses, os vereadores acompanharam o evento no qual mais de 1.500 estudantes de escolas municipais e estaduais, e de projetos sociais, se apresentaram. O desfile foi encerrado com a passagem de viaturas do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Estiveram presentes os parlamentares Saboinha Junior (PV), Mikeias Feitosa(PR), Gleidson Bueno (MDB), Gercival Lopes (PRB), Walter Medeiros (PSD), Donizeth Medeiros (PODEMOS) e Fátima Coelho (PSC).

Falando em nome dos demais vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Saboinha Junior, destacou a importância do momento cívico que busca resgatar a cultura e o amor à pátria, além de mostrar a importância das forças de segurança pública.

Já o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes de Sousa, agradeceu o apoio dado pela Câmara de Guaraí e a presença dos vereadores no desfile em comemoração à Independência do Brasil.

Vereadores participam de bate-papo na Ativa FM

por Fred — publicado 05/09/2019 15h50, última modificação 06/09/2019 10h25
Saboinha Junior e Gercival Lopes foram entrevistados no Guaraí Notícias

No início da tarde desta quinta-feira, 5, os vereadores Saboinha Junior (PV) e Gercival Lopes (PRB) participaram de um bate-papo no programa Guaraí Noticias, veiculado diariamente na Rádio Ativa FM e apresentado por Marcelo Gris.

Presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Junior destacou as mudanças no processo legislativo implantadas no início deste semestre, que melhoraram o andamento dos trabalhos na Casa de Leis e ajudaram a acelerar a elaboração e avaliação de proposituras que beneficiam diretamente a população.

Na ocasião, Saboinha Junior anunciou que já se encontra em estudo as medidas necessárias para realização do concurso público da Câmara Municipal. Ele ainda destacou que o Parlamento municipal valoriza quem busca conhecimentos ao citar a implantação da Escola Legislativa, um espaço cultural que também disponibilizará cursos gratuitos, palestras, oficinas, cursinhos pré-vestibulares e preparativos para o Exame  Nacional do Ensino Médio (Enem), dando ao jovem de Guaraí meios de se preparar para os desafios futuros.

Ao agradecerem o convite do jornalista Marcelo Gris para participar do programa, os dois vereadores ressaltaram que foi uma oportunidade para mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido pelos 11 vereadores de Guaraí.

Vereadores de Guaraí cobram reforma do Ginásio Pedro Zanina e retomada das obras da ETF

por Fred — publicado 04/09/2019 11h30, última modificação 28/04/2020 10h18
Gestores estaduais estiveram na sede da Câmara
Vereadores de Guaraí cobram reforma do Ginásio Pedro Zanina e retomada das obras da ETF

Nove parlamentares participaram

Na tarde desta terça-feira, 3 de setembro, nove dos 11 vereadores de Guaraí se reuniram com a secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, e o assessor especial do governador, José Humberto Marquez Pereira, que estavam na cidade participando da consulta pública do PPA (2020 a 2023). O encontro ocorreu na sede do Legislativo guaraiense.

Os parlamentares aproveitaram a presença da titular da Seduc para cobrar a reforma do Ginásio de Esporte Pedro Zanina e a retomada da obra da sede da Escola Técnica Federal (ETF) em Guaraí, que tem recursos federais, mas é executada pela gestão estadual.

Participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Júnior (PV), o vice-presidente Mikéias Feitosa (PR) e os vereadores Gleidson Bueno (MDB), Walter Medeiros (PSD), Bonfim (DEM), Davi Rocha (PDT), Enival Peres (PSD), Fátima Coelho (PSC) e Gercival Lopes (PRB)

 

Na primeira sessão de setembro, vereadores de Guaraí aprovam importantes projetos na área da educação

por Fred — publicado 02/09/2019 16h35, última modificação 02/09/2019 16h37
Gratificação para professores regentes e auxílio-financeiro para a APAE foram autorizados.
Na primeira sessão de setembro, vereadores de Guaraí aprovam importantes projetos na área da educação

Câmara de Guaraí é palco de discussões importantes

Na primeira sessão do mês de setembro, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 2, os vereadores de Guaraí debateram e aprovaram importantes projetos de autoria do Poder Executivo municipal voltados à área da educação.

Foi aprovado em primeira votação, o projeto de lei complementar que autoriza a concessão de gratificação aos professores regentes em sala de aula, concursados ou contratados. A segunda votação será realizada no próximo dia 10 de setembro.

Ainda visando beneficiar a educação especial do município, foi aprovado em última votação, o projeto de lei que concede auxilio-financeiro à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guaraí.

Durante a sessão também foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, o projeto de lei complementar nº 024/19, que estima a receita e fixa a despesa do Orçamento Anual do Município de Guaraí para o exercício financeiro de 2020.  

Canto da Vazante

Ainda na reunião parlamentar desta segunda-feira, o vereador Walter Medeiros (PSD) apresentou requerimento verbal indicando à Prefeitura de Guaraí a perfuração de um poço artesiano na comunidade Canto da Vazante, aonde a estiagem vem prejudicando os moradores. A propositura foi elogiada e aprovada por unanimidade pelos parlamentares presentes.

Setembro Amarelo

Já o vereador Mikeias Feitosa (PR) lembrou a importância da campanha “Setembro Amarelo”, que iniciou neste domingo, 1º de setembro, em todo país, e busca prevenir casos de suicídios. O vice-presidente da Câmara de Guaraí destacou que este ano o tema foca nos adolescentes e jovens, porque segundo dados estatísticos, aumentou significativamente o número de suicídios nas pessoas destas duas faixas etárias.

Todos os vereadores presentes se solidarizaram com a importância do assunto, deixando mensagens de apoio à campanha e a sua importância que é conscientizar a população e os profissionais de saúde.

Nota de Pesar - Maria Rita Feitosa dos Santos

por Fred — publicado 02/09/2019 07h45, última modificação 24/06/2020 10h25
A Câmara de Vereadores solidariza-se com familiares e amigos.

O presidente da Câmara de Guaraí, Saboinha Junior (PV), em nome dos demais vereadores que compõem a Casa Legislativa Municipal e seus servidores, externa profundo pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rita Feitosa dos Santos (Rita Borracheiro), 77 anos, ocorrido na noite deste sábado, 31 de agosto.

Dona Rita era maranhense, morava em Guaraí há 50 anos e acompanhou o crescimento da cidade.  

A Câmara de Vereadores solidariza-se com familiares e amigos de Dona Rita e presta sinceras condolências.

Câmara de Guaraí solicita prorrogação no prazo para pagamento do IPTU

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/08/2019 17h40, última modificação 08/03/2023 15h11
Indicação aprovada por unanimidade, segue para sanção do Poder Executivo
Câmara de Guaraí solicita prorrogação no prazo para pagamento do IPTU

Vereadora Fátima Coelho

 

Durante a sessão extraordinária da manhã desta quinta- feira, 29, a vereadora Fátima Coelho (PSC) indicou ao Executivo do município, a prorrogação do prazo de vencimento do IPTU, de 30 de agosto para o dia 30 de setembro.
Com essa nova data, a vereadora entende que os contribuintes que vem enfrentando um momento econômico não muito propício, teriam condições de quitarem seus débitos junto a Secretaria Municipal de Finanças sem sacrificar suas receitas, que sofrem baixas nos meses de julho e agosto. "Estou atenta aos anseios de nossos contribuintes e através desse requerimento pretendo ajudá-los a enfrentar esse momento de crise", disse a parlamentar .
O vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS) também destacou a importância do contribuinte ter um prazo maior para quitar seu IPTU, por causa da crise financeira que assola a todos. Ele também apresentou requerimento verbal onde indica ao governo municipal que conceda um prazo maior para pagamento do alvará de licença.
Preocupado com o tema, o vereador Gercival Lopes (PRB) sugeriu que esse prazo se estendesse até 31 de dezembro deste ano. ”Entendo as dificuldades do contribuinte, principalmente dos menos esclarecidos por não entenderem como é feito os cálculos, e o por quê de tão pouco prazo para quitação.
Com intuito de esclarecer a sociedade, o vereador Tarcísio Ramos (PSB), em requerimento verbal, apresentou indicação à Prefeitura de Guaraí para que envie à Câmara, os responsáveis pela arrecadação de tributos do município, para esclarecer com dados concretos como são feito os cálculos de cobrança de IPTU e outros tributos municipais.
"O papel dessa Casa não é impor ao Executivo como deve administrar, só estamos aqui como representantes do povo pedindo que esclareçam da melhor forma possível ao contribuinte como são feitos os cálculos e o que se pode fazer para amenizar esse impacto em tempo de crise’ disse Saboinha Junior (PV).

Advogado pioneiro é homenageado pelo Legislativo guaraiense

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 29/08/2019 16h20, última modificação 29/08/2019 16h32
Advogado pioneiro é homenageado pelo Legislativo guaraiense

Dr. Wilson Caetano, sendo homenagiado em Plenário


Um dos pioneiros nos trabalhos advocatícios da cidade de Guaraí, Wilson Caetano recebeu, nesta quinta-feira, 29, uma homenagem da Câmara de Vereadores do município.

Durante a entrega da honraria, o advogado teve sua história relembrada pelos parlamentares que destacaram as dificuldades que ele enfrentou ao chegar a cidade, na qual também desenvolveu relevante trabalho como presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)l de Guaraí, no período de 1995 a 1997. A trajetória do advogado também foi celebrada pelos trabalhos desenvolvidos junto às pessoas menos favorecidas.

Em seus pronunciamentos, os vereadores parabenizaram o advogado pela dedicação ao município e agradeceram por seu empenho na construção da cidadania e sua contribuição para a história de Guaraí. “Seus trabalhos são muito significativos, principalmente por atender os menos favorecidos, não lhe importando como vão lhe pagar”, destacou a vereadora Fátima Coelho (PSC).

Emocionado, Wilson Caetano frisou o amor pela profissão. “Me emociono, pois amo minha profissão e quero prosseguir com esse trabalho ora assistencialista, ora por amor próprio”, disse agradecendo aos parlamentares. A homenagem ocorreu nesta terça-feira porque o advogado Wilson Caetano teve um imprevisto e não pode comparecer à sessão solene realizada pela Câmara Municipal no último dia 14 de agosto, em homenagem aos 30 anos da Seccional da OAB de Guaraí e pelo Dia do Advogado.

Jovens Protagonistas: Vereador Mikéias acompanha estudantes durante viagem a Palmas

por Fred — publicado 29/08/2019 13h05, última modificação 29/08/2019 21h06
Jovens Protagonistas: Vereador Mikéias acompanha estudantes durante viagem a Palmas

Jovens estiveram na Assembleia Legislativa

Em ação do projeto Jovens Protagonistas realizada nesta quarta-feira, 28, o vereador Mikeias Feitosa (PR) acompanhou 35 estudantes da Escola Estadual Orquerlina Tores, juntamente com gestora da unidade educacional, Priscila Aratack, a Palmas. O roteiro da viagem à capital tocantinense uniu diversão e conhecimento.
 
Os jovens visitaram importantes pontos turísticos e órgãos públicos que fazem parte do Poder Executivo estadual, como o Palácio Araguaia, sede do governo estadual. Os estudantes também conheceram a Assembleia Legislativa, onde foram recebidos pelo deputado estadual Olintho Neto (PSDB). O anfitrião apresentou a Casa de Leis e as funções dos parlamentares. O grupo ainda vis
 
Ainda durante a viagem, a comitiva de Guaraí teve um encontro com a secretaria estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar. A gestora ouviu os alunos e falou sobre a importância da educação para a sociedade. “Esse projeto vem enriquecer esse apoio ao jovem que sonha com um futuro melhor”, destacou a secretária. 
 
Para o vereador Mikeias Feitosa é necessário que as políticas públicas permitam que os jovens sonhem, por meio da educação, com dias melhores. “Através desse projeto vejo a capacidade que esses jovens tê num de realizar sonhos e torná-los realidade pela sua força de vontade e coragem”, completou o parlamentar.             
Jovens Protagonistas 
O projeto premia jovens que se destacam nas unidades estaduais de ensino de Guaraí.

Atuação do profissional de educação física é reconhecido durante homenagem na Câmara de Guaraí

por Fred — publicado 28/08/2019 11h05, última modificação 28/08/2019 19h26
Atuação do profissional de educação física é reconhecido durante homenagem na Câmara de Guaraí

Crédito foto: Guaraí Notícias

A noite desta terça-feira, 27 de agosto, foi de reconhecimento ao trabalho do profissional de educação física e sua importância para a promoção da qualidade de vida da população. A Câmara Municipal de Guaraí realizou sessão solene em homenagem à categoria.

A cerimônia também lembrou os 21 anos da instituição da Lei 9.696/98, que regulamenta o exercício das atividades de educação física e cria o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e os Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs).

A abertura do evento festivo contou com apresentação do balé formado por crianças atendidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com o tema “Saber quem sou”.

Durante a sessão foram homenageados, com placas de honra ao mérito, seis profissionais que atuam em Guaraí: Renata Aleane (APAE), Mariângela Rodrigues (Academia Mente e Corpo), Gilene Andrade (Colégio Estadual Irineu Albano), Hugo Leonardo (Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação), Rosalve Junior (Colégio Antônio Alencar Leão) e Wanderlan Dora (Delegacia Regional de Ensino).

Os homenageados deixaram a mensagem da importância da união para as conquistas e fortalecimento da categoria.

Os vereadores reconheceram o trabalho e o papel social do profissional de educação física. Gleidson Bueno (MDB) lembrou dos pioneiros que já exerciam importante papel na sociedade, mesmo antes da profissionalização do educador físico, e demonstrou satisfação pelo reconhecimento que a categoria conquistou. Fátima Coelho (PSC), Tarcisio Ramos (PSB), Walter Medeiros (PSD) e Mikéias Feitosa (PR) foram unânimes ao destacar a importância desses profissionais e como e como eles contribuem para diminuir índices de obesidade e, consequentemente, doenças causadas pelo sedentarismo.

Em seus pronunciamentos, a Diretora Regional de Ensino de Guaraí, Ruthcleia Pereira, e o diretor da Faculdade Guaraí, Gerson Raiter, destacaram que os profissionais em educação física em atividade deixarão um legado importante para aqueles que estão chegando ao mercado.

Já a delegada adjunta da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e Delegada Sindical do Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINPEF), da Regional de Guaraí, Katiane Karine Brinkmann, enfatizou a força da união da categoria, lembrou da luta pela profissionalização e reforçou que o respeito ao colega de profissão só fortalecerá a classe. ”Juntos seremos mais fortes”, ressaltou.

Idealizador da homenagem, o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Junior (PV), reconheceu a importância dos educadores físicos para a promoção da saúde da população e lembrou que é papel dos vereadores lutarem por mais espaço para a prática de atividades físicas e dar melhores condições de trabalho a esse profissional dentro do município. ”É muito significativo o trabalho de vocês. O profissional de educação física promove saúde, tira a criança e o jovem da ociosidade, e transforma cidadãos”, pontuou.

Vereadores apresentam propostas para melhorar mobilidade urbana e proporcionar lazer à comunidade guaraiense

por Fred — publicado 27/08/2019 17h40, última modificação 27/08/2019 19h37
Vereadores apresentam propostas para melhorar mobilidade urbana e proporcionar lazer à comunidade guaraiense

Propostas de vereadoras beneficiam Guaraí

Na sessão realizada na manhã desta terça-feira (27), os vereadores de Guaraí aprovaram matérias que atendem reivindicações de moradores do município, que vão desde a implantação de lombada (quebra-molas), pavimentação até a construção de uma praça pública.

Com foco na melhoria da mobilidade urbana, o vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS) solicitou à Prefeitura de Guaraí para completar o bloquetamento na Avenida, na Rua Bahia até a Rua Jardel Barbosa Lima, no Setor Pestana. “Os benefícios de uma obra dessa importância é a devolução da cidadania para as pessoas que residem nessas vais”, argumentou o parlamentar.

Já o presidente da Câmara Municipal, Saboinha Junior (PV), indicou ao Executivo municipal a construção de uma praça no Setor Nova Esperança, que também beneficiará moradores dos bairros vizinhos. “Um espaço público arborizado além de servir como local de encontro e diversão para os moradores, vai contribuir significativamente para a valorização e visibilidade do Setor Nova Esperança”, defendeu Saboinha Junior.

Para aumentar a segurança dos pedestres, o vereador Enival Peres (PSD) recomendou ao governo municipal a construção de quebra-molas em frente ao Posto Paulo de Tarso, no Setor Aeroporto, já que o local tem um intenso tráfego de veículos e oferecer riscos a quem passa pelo local.

Em requerimento verbal, Mikéias Feitosa (PR) demandou o bloqueteamento da Rua 24 de Outubro, localizada no Setor Aeroporto - 2ª Etapa.

Homenagens

A sessão ainda teve aprovação de dois projetos de leis que homenageiam personalidades dando seus nomes a espaços públicos. Por iniciativa da vereadora Fátima Coelho (PSC) a quadra do Setor Alto Alegre se chamará Demerval Lopes. Já a horta comunitária do Setor Pestana terá o nome da senhora Alzira Bezerra de Lira (Vó Alzira), proposta de Donizeth Medeiros.

Os vereadores também aprovaram o decreto legislativo, de autoria de Tarcisio Ramos (PSB), que concede título de cidadão honorário ao senhor Airton Elvio Scheffler.

Agradecimento

Entre as pessoas da comunidade de Guaraí que participaram da sessão desta terça-feira, estava o pastor Romildo Silva, da Igreja Assembleia de Deus Missão do Pará, que também é presidente da Associação Evangélica Tocantinense (AETO). O religioso foi agradecer o empenho dos vereadores por aprovarem projeto que reconhece a AETO como de utilidade pública pelos trabalhos prestados a comunidade guaraiense.

“Fico feliz em vê representantes do povo tão comprometidos com entidades que buscam atender aos menos favorecidos com programas sociais que visam devolver a cidadania a todos”, disse o pastor.

Projetos alterados

Após análises jurídicas, o projeto de lei de autoria do vereador Walter Medeiros (PSD), que buscava proibir a BRK Ambiental de cobrar taxas básicas de consumo de água ou de adotar praticas similares, foi alterado para projeto de indicação se adequando à Lei Orgânica do Município, aprovado e encaminhado para ser proposta pelo Poder Executivo do município.

O mesmo aconteceu com o projeto de lei de Mikéias Feitosa, que prevê  penalidades para quem realizar queimadas em vias públicas e nos imóveis da cidade.

Saboinha Junior sugere adoção do Refis em Guaraí e recebe apoio de demais vereadores

por Fred — publicado 27/08/2019 16h04, última modificação 27/08/2019 16h04
Saboinha Junior sugere adoção do Refis em Guaraí e recebe apoio de demais vereadores

Vereador Saboinha, autor do requerimento

“Essa proposta visa indicar ao Executivo que devemos incentivar os contribuintes com dividas ativas junto à Secretaria de Administração e Finanças, a oportunidade de quitarem seus débitos e voltarem ao cadastro positivo de bons pagadores”. Desta forma, o presidente da Câmara de Guaraí, Saboinha Junior (PV), justificou o requerimento apresentado e aprovado, por unanimidade, no qual sugere à Prefeitura Municipal de Guaraí a criação do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis).

A matéria foi aprovada na sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 27 de agosto.

Durante a votação, os vereadores parabenizaram a iniciativa de Saboinha Junior e lembraram a importância de em tempos de crise, o contribuinte guaraiense contar com uma opção que facilite a quitação de débitos, estimule a economia, incentive a geração de renda e aumente a arrecadação municipal. Os parlamentares esperam que após apreciar o requerimento, o Executivo municipal encaminhe, o mais breve possível, à Casa de Leis de Guaraí, o projeto de lei do Refis para apreciação e aprovação.

“Parabéns pela proposta apresentada e reitero que as gestões, em todas as esferas do poder público, têm a obrigação de facilitar ao contribuinte regularizar seus débitos com tributos municipais, pois os benefícios à população são inúmeros”, disse vereador Tarcisio Ramos (PSB)

Para Enival Peres (PSD), a iniciativa do presidente da Câmara Municipal em trazer a discussão sobre o Refis ao plenário valoriza o cidadão e não beneficia só o bom pagador, mas todos os contribuintes que enfrentam dificuldades em manter-se adimplentes junto à Secretaria Municipal de Administração e Finanças.

O que é o Refis?

O Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis) pretende promover a regularização dos débitos de natureza tributária ou não tributária, cujo vencimento tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2019, com anistia de multas e juros moratórios decorrentes de créditos, inscritos ou não em dívida ativa, com ou sem exigibilidade suspensa, ajuizados ou a ajuizar, com ou sem protesto extrajudicial.

Câmara de Guaraí analisará importantes projetos nesta terça-feira, 27 de agosto

por Fred — publicado 26/08/2019 10h10, última modificação 26/08/2019 13h15

A sessão desta terça-feira, 27 de agosto, às 9 da manhã, na Câmara Municipal de Guaraí, terá a apreciação de vários projetos de leis de interesse da comunidade.

De autoria do vereador Walter Medeiros (PSD) será debatido e votado o projeto de lei que proíbe a concessionária prestadora dos serviços de fornecimento de água e manutenção do esgoto (BRK Ambiental) de cobrar tarifa básica de consumo ou taxas similares.

Está prevista a retomada da discussão do projeto de lei complementar, encaminhado pelo Executivo municipal, que institui gratificação aos professores regentes em sala de aula modulados com 20 e 40 horas semanais, sejam eles efetivos ou contratados.

Outro projeto de lei a ser debatido, apresentado pelo vereador Mikeias Feitosa (PR), coíbe queimadas em vias públicas e nos imóveis do município.

Ainda serão votadas proposituras que reconhecerão pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Guaraí. Um dos projetos é de autoria da vereadora Fatima Coelho (PSC) e pretende homenagear Demerval Lopes, dando seu nome à quadra poliesportiva do setor Alto Alegre. Em outro projeto de lei, o vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS) denomina a horta comunitária do setor Pestana com o nome de Alzira Bezerra de Lira – “Vó Alzira”.

Serão também apresentados nesta terça-feira, 26, três novos projetos de leis. Dois foram encaminhados pelo Executivo municipal: um prevê a concessão de auxílio financeiro à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guaraí e outro autoriza a doação definitiva de um terreno a uma moradora no setor Aeroporto. A terceira matéria, elaboradora pelo vereador Tarciso Ramos (PSB), concede título de cidadão guaraiense ao senhor Airton Elvio Scheffler.

Debates

O presidente do Legislativo de Guaraí, Saboinha Junior (PV), informou que será colocado em debate os projetos de leis que que instituiu a Lei de Diretrizes Orçamentarias 2019 e o que prevê mudanças no Código Tributário de Guaraí.

Convite

A Câmara Municipal de Guaraí reitera a importância do processo democrático, e convida a comunidade a participar das sessões e contribuir na construção da cidadania.

Vereadores de Guaraí vêm ao Interlegis solicitar produtos e oficinas

por Câmara Municipal de Guaraí publicado 22/08/2019 09h26, última modificação 22/08/2019 09h26
As ferramentas e treinamentos tecnológicos são o foco
Vereadores de Guaraí vêm ao Interlegis solicitar produtos e oficinas

O presidente da Câmara Municipal de Guaraí – TO, Saboinha Júnior e os vereadores Walter Medeiros, Gleison Bueno e Gercival Lopes estiveram na sede do Interlegis, em Brasília, a fim de conhecer pessoalmente a estrutura que comporta o Programa Interlegis e as soluções em tecnologia e capacitação que estão à disposição das câmaras municipais de todo o país.

Esse não foi o primeiro contato com o Programa. A Casa já tem Portal Modelo e Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL. O presidente, no entanto, afirmou que é necessário otimizar o uso dessas ferramentas, por isso quis vir à Brasilia para solicitar oficinas de treinamento.

Ele também disse que apesar de não aplicar em sua Casa todos os módulos do SAPL, vereadores e servidores de outras câmaras que verificam o sistema em uso na Câmara de Guaraí ficam impressionados.

Por isso eles pretendem sediar treinamentos no município, que devido sua localização geográfica, facilita o acesso a muitas casas próximas do Estado e de fora de Tocantins beneficiando pelo menos 20 outras câmaras.

Eles foram atendidos pelos servidores do ILB, Janary Nunes e Adalberto Oliveira que falaram sobre o sistema de Ouvidoria dentro do Portal Modelo, sobre o e-democracia e o e-mail legislativo. Também colocaram os vereadores em contato com Florian Madruga, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, uma vez que criar a própria Escola é um projeto da atual Mesa.

O presidente Saboinha saiu disposto a solicitar de imediato a oficina de Portal Modelo e de e-democracia.

créditos:INTERLEGIS

Nota de Pesar – Artur Pessoa da Silva

por Fred — publicado 20/08/2019 08h00, última modificação 15/07/2022 10h33
Ele era bisavô do vereador Mikéias Feitosa e patriarca de uma família tradicional

A Câmara Municipal de Guaraí lamenta, com muito pesar, o falecimento do Senhor Artur Pessoa da Silva, de 87 anos, ocorrido na noite desta segunda-feira, 19 de agosto. Ele era bisavô do vereador Mikéias Feitosa e patriarca de uma família tradicional em Guaraí.

O Senhor Arthur nasceu em Baixão do Ribeiro (PI) e mudou-se para Guaraí em 1962, onde construiu toda sua história de lutas e criou dignamente sua família.

Neste momento de extrema dor, que se estende aos demais familiares e amigos, os 11 vereadores do Poder Legislativo de Guaraí expressam votos do mais profundo pesar ao colega de parlamento enlutado, na certeza de que Deus a todos confortará.

Infraestrutura e saúde pautam última sessão da semana na Câmara de Guaraí

por Fred — publicado 15/08/2019 16h34, última modificação 15/08/2019 16h34
Vereadores atenderam demandas da população
Infraestrutura e saúde pautam última sessão da semana na Câmara de Guaraí

Tárcísio Ramos solicitou obras de infraestrutura para a cidade e na zona rural

Cumprindo seu papel de defender os interesses e solucionar as demandas apresentadas pela população, os vereadores de Guaraí aprovaram, na sessão desta quinta-feira, 15, três requerimentos encaminhados ao poder público municipal visando a execução de obras de infraestrutura. As matérias foram aprovadas por unanimidade.

O vereador Tarcisio Ramos (PSB) solicitou que sejam tomadas as medidas necessárias para a revitalização da estrada vicinal conhecida como “Estrada do Calcário”, que dá acesso a três propriedades rurais; e a limpeza, patrolamento, encascalhamento e iluminação do terreno localizado nos fundos do Colégio Estadual Anaídes Brito Miranda. O parlamentar ainda requereu que os serviços sejam estendidos ao Setor Vetorazzi, principalmente na Avenida Duque de Caxias.

Já o parlamentar Walter Medeiros (PSD) requereu a pavimentação com bloquetes da Rua dos Buritis e da Rua Minas Gerais, ambas no Setor Alvorada II. “Trata-se de uma reivindicação dos moradores daquele setor, haja vista que as ruas encontram-se em estado precário, sendo difícil o trânsito de veículos. O atendimento desse pleito visa dar mais qualidade de vida e bem estar a todos os cidadãos”, justificou o parlamentar.

Utilidade pública

Também de autoria do vereador Tarcísio Ramos foi aprovado, em última votação e por unanimidade, o projeto de lei que denomina a Associação Evangélica do Tocantins (AETO) como de utilidade pública. O projeto segue para sanção da prefeita Lires Ferneda (PSDB).

Reconhecimento

Na sessão também foi aprovada moção de aplausos, proposta pela vereadora Fátima Coelhos, para o médico ortopedista Diógenes Vanderlei, natural de Guaraí e que agora presta atendimentos no Hospital Regional de Guaraí.

Saúde

Ainda nesta quinta-feira, dentro da sua função de fiscalizar e garantir direitos básicos dos cidadãos, como ter uma saúde de qualidade, a Câmara Municipal de Guaraí recebeu a diretora geral do Hospital Regional de Guaraí, Consuelo Julião.

A gestora atendeu a um convite feito pela vereadora Fátima Coelho, com apoio dos demais membros da Casa de Leis.   

Na ocasião, Consuelo Julião citou as dificuldades e avanços da unidade de saúde desde quando assumiu sua administração.

Os vereadores ouviram as demandas apresentadas e se comprometeram a leva-las aos órgãos estaduais competentes. .

 

 

 

 

Vereador Mikéias Feitosa ministra palestra no Colégio Militar de Guaraí

por Fred — publicado 15/08/2019 14h20, última modificação 15/08/2019 14h20
Atividade faz parte do projeto Protagonismo Juvenil
Vereador Mikéias Feitosa ministra palestra no Colégio Militar de Guaraí

Mikéias (ao centro) foi recebido por educadores

O vereador Mikéias Feitosa (PR) ministrou palestra no início da manhã desta quinta-feira, 15, no Colégio da Polícia Militar – Unidade VIII, em Guaraí. A atividade faz parte da Semana do Estudante, na qual está sendo executado o projeto Protagonismo Juvenil, que visa motivar os estudantes a realizarem seus sonhos.

No bate-papo com os alunos, o parlamentar buscou incentivá-los a se programarem para terem um futuro próspero tendo como alicerces os princípios familiares e o conhecimentos por meio dos estudos.

Mikaéias Feitosa falou sobra sua trajetória escolar, onde foi líder estudantil na Escola Estadual Antônio Alencar Leão, e como realizou o sonho de se tornar vereador de Guaraí, algo que conseguiu com apenas 19 anos, quando foi eleito o mais jovem parlamentar da história do município.  E ainda citou ser acadêmico de direito e que busca, através dos conhecimentos adquiridos nos livros, exercer bem o papel de representante do povo.

Ao falar sobre o desenvolvimento do projeto Protagonismo Juvenil, a diretora pedagógica do Colégio Militar de Guaraí, Marilene Rodrigues Godoy Behner, destacou a importância motivacional das palestras e o benefício que podem trazer aos alunos. A educadora espera que as histórias de sucesso de jovens de Guaraí estimulem os estudantes a repensarem sobre os caminhos que pretendem trilhar em suas vidas.

 

Câmara de Guaraí presta homenagem ao Dia do Advogado e aos 30 anos da OAB de Guaraí

por Fred — publicado 15/08/2019 11h15, última modificação 15/08/2019 12h23
Foram homenageados ex-presidentes da Seccional da OAB

Sessão solene foi realizada, na noite desta quarta-feira, 14, no plenário Vereador Zeca Nôleto, da Câmara Municipal de Guaraí, em homenagem ao Dia do Advogado e aos 30 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional de Guaraí. A solenidade foi proposta pelo vereador Mikéias Feitosa (PR) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Mikéias Feitosa, no ato representando o presidente da Casa de Leis, Saboinha Junior (PV), que compôs a mesa de honra ao lado do presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, da presidente da Seccional da OAB de Guaraí, Marcela Félix Oliveira, e da prefeita de Guaraí, Lires Ferneda.

Na ocasião, foram homenageados, com a entrega de placas, os ex-presidentes da Seccional da OAB de Guaraí Bárbara Henryka Lis Figueiredo, Wilson Roberto Caetano da Silva, Wanderlan da Cunha Medeiros, Ildefonso Domingos Ribeiro Neto e José Ferreira Teles. As honrarias foram entregues, respectivamente, pelos vereadores Fátima Coelho (PSC), Walter Medeiros (PSD), Donizeth Medeiros (Podemos), Gercival Lopes (PRB) e Saboinha  Junior.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitalga, destacou a importância da advocacia ser homenageada na Câmara Municipal, “a casa do povo de Guaraí”. Segundo ele, a iniciativa demonstra sensibilidade dos vereadores que reconheceram a importância e a história da OAB, uma instituição que tanto contribuiu para a edificação moral e a construção da cidadania de Guaraí.

“Essa homenagem feita pelos vereadores nos deixa bastante felizes. É sinal que a Câmara Municipal, uma casa que também defende os interesses da população, reconhece que a OAB de Guaraí é uma instituição que prega o bem estar da comunidade e defende seus direitos”, comentou a presidente da Seccional da OAB de Guaraí, Marcela Félix Oliveira.

Conforme Saboninha Junior é motivo de orgulho para os vereadores homenagear figuras importantes que ajudaram a fundar a seccional da OAB em Guaraí. “São pessoas que contribuem na formação profissional e na defesa dos direitos de muitos cidadãos. Fico feliz em ser presidente do Parlamento e promover esse tipo de ação. Pretendemos fazer mais momentos como esses para homenagear personalidades, classes e instituições que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Já o vereador Mikéias Feitosa decidiu apresentar um requerimento, prontamente aprovado pelos demais parlamentares, para reconhecer a atuação dos advogados de Guaraí. “A OAB de Guaraí, que completou três décadas neste ano, é uma instituição que participa de todas as discussões de interesse da sociedade, e os advogados exercem papel fundamental em defesa do cidadão. Por isso, resolvi propor essa justa homenagem”, destacou o parlamentar.

 

Câmara de Guaraí presta homenagem ao Dia do Advogado e aos 30 anos da OAB de Guaraí

por Fred — publicado 15/08/2019 11h10, última modificação 15/08/2019 11h10
Sessão homenageou ex-presidentes da Seccional da OAB de Guaraí
Câmara de Guaraí presta homenagem ao Dia do Advogado e aos 30 anos da OAB de Guaraí

Autoridades ao lado de homenageados

Sessão solene foi realizada, na noite desta quarta-feira, 14, no plenário Vereador Zeca Nôleto, da Câmara Municipal de Guaraí, em homenagem ao Dia do Advogado e aos 30 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secciona de Guaraí. A solenidade foi proposta pelo vereador Mikéias Feitosa (PR) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Mikéias Feitosa, no ato representando o presidente da Casa de Leis, Saboinha Junior (PV), que compôs a mesa de honra ao lado do presidente da OAB-TO, Gedeon Pitaluga, da presidente da Seccional da OAB de Guaraí, Marcela Félix Oliveira, e da prefeita de Guaraí, Lires Ferneda.

Na ocasião, foram homenageados, com a entrega de placas, os ex-presidentes da Seccional da OAB de Guaraí Bárbara Henryka Lis Figueiredo, Wilson Roberto Caetano da Silva, Wanderlan da Cunha Medeiros, Ildefonso Domingos Ribeiro Neto e José Ferreira Teles. As honrarias foram entregues, respectivamente, pelos vereadores Fátima Coelho (PSC), Walter Medeiros (PSD), Donizeth Medeiros (Podemos), Gercival Lopes (PRB) e Saboinha  Junior.

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB-TO, Gedeon Pitalga, destacou a importância da advocacia ser homenageada na Câmara Municipal, “a casa do povo de Guaraí”. Segundo ele, a iniciativa demonstra sensibilidade dos vereadores que reconheceram a importância e a história da OAB, uma instituição que tanto contribuiu para a edificação moral e a construção da cidadania de Guaraí.

“Essa homenagem feita pelos vereadores nos deixa bastante felizes. É sinal que a Câmara Municipal, uma casa que também defende os interesses da população, reconhece que a OAB de Guaraí é uma instituição que prega o bem estar da comunidade e defende seus direitos”, comentou a presidente da Seccional da OAB de Guaraí, Marcela Félix Oliveira.

Conforme Saboninha Junior é motivo de orgulho para os vereadores homenagear figuras importantes que ajudaram a fundar a seccional da OAB em Guaraí. “São pessoas que contribuem na formação profissional e na defesa dos direitos de muitos cidadãos. Fico feliz em ser presidente do Parlamento e promover esse tipo de ação. Pretendemos fazer mais momentos como esses para homenagear personalidades, classes e instituições que contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal.

Já o vereador Mikéias Feitosa decidiu apresentar um requerimento, prontamente aprovado pelos demais parlamentares, para reconhecer a atuação dos advogados de Guaraí. “A OAB de Guaraí, que completou três décadas neste ano, é uma instituição que participa de todas as discussões de interesse da sociedade, e os advogados exercem papel fundamental em defesa do cidadão. Por isso, resolvi propor essa justa homenagem”, destacou o parlamentar.

 

Vereadores participam da entrega de academia no Jardim Brasília

por Fred — publicado 14/08/2019 11h40, última modificação 14/08/2019 11h40
Espaço vai promover a saúde e o bem estar da comunidade

Ao lado de autoridades municipais e moradores, os vereadores Saboinha Junior (PV), Fátima Coelho (PSC), Davi Rocha (PDT) e Mikeias Feitosa (PR) participaram da entrega da Academia da Saúde do Jardim Brasília. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14.

O espaço entregue pela prefeita Lires Ferneda (PSDB) foi reformado e ampliado, e ganhou equipamentos modernos para a prática de atividades físicas. A academia recebeu o nome do educador físico Almir Coelho Filho, conhecido por prestar assistência a idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. A homenagem também é extensiva à família Coelho, que colaborou para o crescimento do município.

A academia, que conta com sala de vivência e equipamentos de ginástica, tem como objetivo promover a saúde e o bem estar da comunidade. Serão atendidas pessoas com idade a partir dos 16 anos, no período da manhã e a noite.  No local ainda será realizado o programa “Servidor Ativo”, voltado aos servidores públicos municipais.

“A comunidade só ganha com obras que beneficiam todos, principalmente na área da saúde. A prática de atividades físicas proporciona melhoria na qualidade de vida. Por isso, os vereadores abraçam e apoiam esse tipo de iniciativa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Junior.

Câmara aprova doação de área para igreja e homenagens a pioneiros de Guaraí

por Fred — publicado 13/08/2019 16h52, última modificação 13/08/2019 16h52
Vereadores debateram e aprovaram matérias legislativas que contemplam vários segmentos

Num ritmo de trabalho intenso, os 11 vereadores debateram e aprovaram matérias legislativas que contemplam vários segmentos do município  na manhã desta terça-feira, 13 de agosto.

De autoria do Poder Executivo Municipal, foi aprovado por unanimidade, em duas votações, o projeto de lei nº008/2019 que desafeta área pública e autoriza doação para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ciadseta.

Os parlamentares também aprovaram, por unanimidade, moção de aplausos ao senador em exercício José Wilson Siqueira Campos (DEM), de autoria do vereador Gleidison Bueno (MDB), e uma moção de pesar pela morte do pioneiro de Guaraí Manuel Turíbio de Brito, por iniciativa do vereador Bonfim (DEM).

Solicitação

Ainda durante a sessão, o vereador Tarcísio Ramos (PSB) solicitou que a Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, realize o alargamento do acostamento de uma estrada vicinal que dá acesso ao distrito de Santo Reis. O objetivo é dar maior segurança ao condutor de ônibus escolar no momento de realizar manobras de retorno. O requerimento verbal foi aprovado unanimidade.

Reconhecimento

Durante os trabalhos parlamentares foram apresentados projetos de leis que buscam reconhecer a atuação de personalidades importantes de Guaraí. A vereadora Fátima Coelho (PSC) propôs que a quadra poliesportiva do setor Jardim Alto Alegre receba o nome de Demerval Lopes Barbosa. A intenção é homenagear um jovem talento do futsal que teve sua vida interrompida precocemente e integra uma das famílias mais tradicionais do município.

Já o parlamentar Donizeth Medeiros (Podemos) indicou que a horta comunitária do Setor Pestana seja denomina de Alzira Bezerra de Lira (Vó Alzira), em homenagem a família pioneira do bairro.

As matérias foram encaminhadas para a Comissão Constituição e Justiça para avaliação quanto à constitucionalidade.

Busca por justiça

A sessão também recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins, Edilson Tavares (MDB), que estava acompanhado de lideranças e do empresário Luís Costa, irmão do ex-prefeito Moises Costa, encontrado morto dia 30 de agosto de 2018.

O motivo da visita foi convidar os vereadores guaraienses para participarem de um ato público no próximo dia 30 de agosto para cobrar a resolução do assassinato do ex-prefeito de Miracema de Tocantins.  

Sensibilizados com o apelo do representante do Legislativo miracemense, os vereadores de Guaraí se comprometeram a participar da mobilização.

Sessão

A próxima sessão da Câmara Municipal de Guaraí ocorre nesta quinta-feira, 15 de agosto, às 9 horas, e é aberta para participação de toda comunidade.

Nota de pesar - Manuel Turíbio de Brito

por Fred — publicado 13/08/2019 15h18, última modificação 30/08/2022 15h33
A Câmara Municipal de Guaraí aprovou, por unanimidade, moção de pesar requerida pelo vereador Bonfim.

É com pesar que a Câmara Municipal de Guaraí lamenta o falecimento do Senhor Manuel Turíbio de Brito, de 92 anos, ocorrido na manhã desta terça-feira, 13 de agosto.

Pai de 11 filhos, o pioneiro contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento e construção da história de Guaraí.

Neste momento de dor, os vereadores guaraienses se solidarizam com a família e amigos do Senhor Turíbio, na certeza de que Deus confortará a todos por tão grande perda.

Na ocasião, informamos que a Câmara Municipal de Guaraí aprovou, por unanimidade, moção de pesar pela morte do Senhor Turíbio, requerida pelo vereador Bonfim. O documento será enviado à família como demonstração de respeito.

Saboinha Junior

Presidente

Pais recebem homenagem na Câmara de Guaraí

por Fred — publicado 12/08/2019 11h15, última modificação 12/08/2019 11h14
Servidores e vereadores participaram de café da manhã com momento de oração.

A Câmara Municipal de Guaraí reuniu servidores e vereadores para um café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 12 de agosto, nas dependências da Casa de Leis, e contou com momentos de oração e felicitações aos pais presentes.

Além dos funcionários do  Legislativo guaraiense, participaram os vereadores Saboinha Junior (PV) – presidente da Câmara Municipal, Gleidson Bueno (MDB), Gercival Lopes (PRB), Donizeth Medeiros(Podemos), Walter Medeiros(PSD), Enival Peres(PSD) e Fátima Coelho(PSC).

Vereadores de Guaraí analisam projetos de interesse da comunidade na primeira sessão do 2º semestre

por Fred — publicado 05/08/2019 18h20, última modificação 06/08/2019 08h43
Os projetos foram encaminhados para análise nas Comissões de Constituição e Justiça, e Finanças.
Vereadores de Guaraí analisam projetos de interesse da comunidade na primeira sessão do 2º semestre

Parlamentares debatem matérias em plenário

Os 11 vereadores de Guaraí reiniciaram os trabalhos legislativos na manhã desta segunda- feira, 5 de agosto, quando debateram proposituras de interesse da comunidade. A abertura dos trabalhos contou com momento devocional, no qual parlamentares e colaboradores da Casa de Leis fizeram uma oração de agradecimento.

Entre os projetos de lei analisados está o de autoria do vereador Walter Medeiros (PSD), que visa proibir a BRK Ambiental, prestadora dos serviços de distribuição de água no município, de realizar a cobrança básica de consumo ou de qualquer taxa similar.

Já o vereador Mikéias Feitosa (PR) apresentou projeto de lei prevendo punições a quem promover queimadas em vias públicas ou em imóveis urbanos no município de Guaraí.

Ainda durante a sessão, o 1º secretário da mesa diretora, Gleidson Bueno (PMDB), leu um veto parcial ao projeto de lei que sugere a criação do programa “Guaraí Solar”, de autoria dos vereadores Walter Medeiros (PSD) e Tarciso Ramos (PSB). Diante do veto do Executivo municipal, os vereadores pertencentes a comissão responsável pelo analise e aprovação do projeto fizeram o compromisso de estudá-lo e adequá-lo para ser reapresentado em plenário.

Os projetos foram encaminhados para análise na Comissão de Constituição e Justiça.

Outro projeto de lei apresentado solicita a revisão do Código Tributário do Município de Guaraí, sobretudo no que diz as tarifas cobradas pelo IPTU e para emissão do alvará sanitário. A matéria encaminhada pelo Executivo municipal será analisada pela Comissão de Finanças. O projeto chegou no Legislativo no último mês de maio, e agora será discutido nas comissões com a participação de membros da Prefeitura de Guaraí e da Associação Comercial e Industrial de Guaraí (ACIAG). Em seguida serão feitas as emendas necessárias para aprovação em plenário até o próximo mês de setembro.

Ao avaliar a primeira sessão ordinária do segundo semestre, o presidente da Câmara Municipal, Saboinha Junior (PV), destacou o empenho de todos os parlamentares em atender as demandas populares, e mais uma vez reforçou o convite para que os cidadãos de Guaraí participem ativamente das atividades do parlamento  municipal que o classificou como “a casa do povo”.

Ações do documento

StevStam
StevStam disse:
17/02/2020 06h04
Levitra 10 Mg Costo http://cheapcialisir.com - Cheap Cialis Comparatif Cialis Prix <a href=http://cheapcialisir.com>Cialis</a> Cialis 10 Mg Prezzo In Farmacia
StevStam
StevStam disse:
26/02/2020 08h05
Propecia Funciona http://buycialisuss.com - Cialis Cod Only Bentyl Where To Purchase <a href=http://buycialisuss.com>viagra vs cialis</a> Cialis Modalita D'Uso
MatOwek
MatOwek disse:
01/03/2020 04h42
Kamagra Direct http://viacialisns.com/# - Buy Cialis Priligy Depliant <a href=http://viacialisns.com/#>generic 5mg cialis best price</a> Cheap Viagra Online Canadian Pharmacy
MatOwek
MatOwek disse:
03/03/2020 16h29
accutane venta online http://cheapcialisir.com - cialis Discounts On Viagara Pharma Rx Online <a href=http://cheapcialisir.com>Cialis</a> Zithromax Urinary Tract Infection
Comentários foram desativados.